Esse fenômeno atmosférico acompanha a vida do planeta desde seus primórdios de existência e decorre da ação bloqueadora dos gases da atmosfera sobre o calor refletido na superfície terrestre. Esse efeito possibilita a manutenção da temperatura terrestre nos níveis que permitem a existência da vida.
A partir do século XIX, esse efeito tem-se acentuado. a queima de florestas tropicais e a ultilização de combustíveis fosséis em indútrias e usinas termelétricas lançam na atmosfera grandes quantidades de gás carbônico. Esse gás é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, e não permite que a radiação solar, depois de refletida na terra, volte para o espaço, bloqueando o calor.
A consequência direta é a alteraçaõ do clima do planeta. E um sinal disso é o aumento de 1,1 e 29 graus celsius na temperatura mundial, desde o início do século XX.
O aquecimento provoca o derretimento das calotas polares, com a consequente elevação do nível dos mares, inundando cidades costeiras e afetando atividades de subsistência com a agricultura e a pesca.
Pesquisadores e ambientais buscam maneiras de reduzir o efeito estufa, defendendo o investimento em fontes renováveis de energia e aumento da eficiência das usinas termelétricas. Enquanto isso, os países tentam definir acordos limitando a emissão de gases de efeito estufa, como o protocólo de kyoto, que foi estabelecido em 1997, assinado por 84 países, onde cerca de 30 já se tornaram suas determinações em lei. Para a entrada do pacto em vigor prescisa ter a adesão de 55 países, o que já ocorreu. O acordo prevê que, entre 2008 e 2012, os países reduzam sua emissões em 5,2%, relativamente os níveis medidos em 1990.
Os maiores níveis de emissões anuais de dióxido de carbono, em bilhões de toneladas, é a Europa oriental que produz o maios nível com 1,3 e por segundo a América do Norte produzindo 1,29.
A queima de florestas tropicais, é um dos fatores que propiciam o aquesimento global, que produz um aumento de gás carbonico. O total mundial de queima de floresta anual é de 1.67, sendo que 0.34 é produzido pela Amazônia. Outro fator que o Brasil contribui para o efeito estufa é a agropecuária, que corresponde por 10,161 das 13,173 toneladas de gás metâno liberadas para a atmosfera.
"A comissão de meio ambinete e desenvolvimento sustentável no dia 09 de junho de 2011 aprovou o projeto, da deputada Rebecca Garcia, que institui o sistema nacional de redução de emissões por desmatamento e degradação, conservação, manejo florestal sustentável, manutençaõ e aumento dos estoques de carbono florestal (REDD+) "- do estadão.
Portanto, o efeito estufa está prejudiciando o mundo como um todo, desde os animais, vegetação e, até aos seres humanos, pois o meio ambiente está sendo alterado saíndo do seu cilco natural. E devemos colocar logo em prática as leis que já foram aprovados, e inicias mais, pra parar de prejudicar o meio onde vivemos.
Referências??
ResponderExcluirConceito: B