As células vegetais são diferentes dos animais devido à parede celular (estrutura semi-rígida) que é responsável por dar apoio mecânico à célula; membrana plasmática, organelas (centríolos), conexões celulares, váculos que tem função de armazenar a glicose, as vitaminas, sais, hormônios e etc. e ainda controla a pressão através da osmose, plastos que possui DNA e ribossomos, reserva energética, e a divisão celular.
Membrana plasmática
O envoltório celular presente em todos os tipos de células é a membrana plasmática. Essa membrana é lipoprotéica, constituídas de proteínas e fosfolipídios.
Existem duas camadas de fosfolipídios que formam um revestimento fluído, delimitando a célula. Por ter afinidade diferencial com a água, essas camadas formam uma película que isola a célula, impedindo a passagem de moléculas solúveis em água.
Isso significa que, se a célula fosse revestida somente por lipídios, seria completamente impermeável a são solúveis em água. Esse fato não acontece por que as moléculas que ficam imersas na camada fluída de lipídios formam verdadeiras "portas", entretanto, não passa tudo, há uma seleção.
Esse conjunto de características estruturais e funcionais das camadas de lipídios e das proteínas imersas nelas confere a membrana plasmática o que se chama permeabilidade seletiva: a membrana e permeável, mais não a tudo.
Os tipos de proteínas das membranas celulares variam de célula para célula e determinam as funções especificas da membrana.
Na membrana plasmática das células animais, alem dos fosfolipídios existe também o colesterol.
Os involtos são em geral, resistentes e permeáveis: glicocalix presente nas células animais e de muitos protistas; parede celular, presente na maioria das bactérias, nas cinobacterias, em alguns protistas, nos fungos e nas plantas. Postado por Rayanne
Nenhum comentário:
Postar um comentário